Esta web apoia a Isaac Diaz Pardo
Visit Citebite Deep link provided by Citebite
Close this shade
Source:  http://www.agal-gz.org/blogues/index.php?blog=28&page=1&paged=2

"O Pasquim" Nº 6

11-01-2008

Capas do Nº 61 do 'Novas da Galiza' (esquerda) e do Nº 6 d'O Pasquim' (direita).

Há mais de umha semana que se encontra nos quiosques de toda Galiza o último número do Novas e, conjunta e separavelmente com ele, o último número d’O Pasquim. A mim chegou-me à casa na já passada quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008.

Para além dos habituais Franjo Padín, Gerardo Uz (maquetista), Gonzalo Vilas, Pestinho+1, Xico Paradelo (coordenador adjunto) e um servidor (o coordenador) o último Pasquim de 2007 - ‘Annus Horribilis’ para o humor- contou com a desinteressada colaboraçom do Heitor López de Castro e o Pepe Carreiro. Bem-vindos a bordo aos segundos e muitíssimo obrigado a uns e outros, amigos todos!

O Editorial

Na noite de 23 de Dezembro do ano passado (domingo) o Gerardo e mais eu estivemos a maquetar O Pasquim na sua morada até as duas da manhã (GMT+1). A maquete ficou-nos quase pronta, faltando apenas um pequeno texto editorial que eu devia escrever e enviar para o Gerardo com a maior brevidade. Escrevim o texto no dia a seguir, 24 de Dezembro, à tarde e na manhã do 25 de Dezembro, Dia de Natal, ditei-lho ao Gerardo polo telefone.

Nom sei qual o problema, se calculamos mal o número de caracteres ou se é que o Gerardo me ouvia en-tre-cor-ta-do, o caso é que na versom que saiu publicada ao texto que escrevim nom o reconhece nem a mãe que o pariu... que fum eu!

Para que poidades compreender o que vos digo anexo a este post a versom integral do susodito texto (um texto que, aliás, nom tinha outra funçom que a de preencher um oco da maquete e servir de argamassa entre as diferentes colaborações; se queredes ler um bom texto nom perdades o escrito polo amigo Heitor: Sobre jornais e baionetas!).

Aproveito a ocasiom que me brindo a mim mesmo para agradecer publicamente ao amigo Gerardo (Gerardo Mãos-de-Tesoura) o seu difícílimo, impagável e nom remunerado labor. Alguém tem de fazê-lo e poucas pessoas no mundinho estám tam capacitadas quanto ele para fazê-lo tam bem e, o que é pior... desfrutando tanto!!! ;-P

2007: Annus Horribilis... para o Humor!

A meados do passado mês de Novembro o jornal gratuito espanhol 20minutos publicava umha notícia intitulada “El ‘annus horribilis’ del Rey: de Mitrofán a la separación de los duques de Lugo”.

=> Continua ...

Escrito às 09:36:50 na categoria COLABORAÇÕES HABITUAIS:, O Pasquim
"Escaiolas Suso" (Alhariz)

21-12-2007

"Escaiolas Suso", Rua da Granja, 14. Alhariz.

Onze dias após a publicaçom das fotografias de Construcciones Suso (Amoeiro) procedemos hoje à publicaçom das fotografias do outro susodito estabelecimento comercial que no passado 6 de Dezembro fotografamos na província de Ourense: Escaiolas Suso (Alhariz).

Nom sem certa dificuldade a Teresa e mais eu localizamos, no alto dum outeiro, o número 14 da alaricana Rua da Granja. Naquela mansom era onde, segundo o guia QDQ, Escaiolas Suso tinha o seu domicílio social.

6 de Dezembro, Dia Nacional da Finlândia, é também feriado no Reino de Espanha. Graças a esta circunstância encontramos o camiom da empresa estacionado no jardim (com espigueiro) da mansom do meu tocaio.

As fotos foram feitas pola Teresa (1ª e 4ª) e por mim (2ª e 3ª) por volta das 15h50 (GMT+1).

Com a satisfacçom do trabalho bem feito atravessamos a ponte sobre o Rio Arnóia para irmos beliscar qualquer cousa (tábua de empadas: sorça, bacalhau, cogumelos e choquinhos) no Restaurante Muinho Acea da Costa antes de prosseguir o nosso caminho para Chaves, primeira estaçom da nossa digressom trasmontana.

Escrito às 10:52:55 na categoria SUSODITOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS
“Construcciones Suso” (Amoeiro)

10-12-2007


“Construcciones Suso”, Rua Sam Marcos, S/N, Amoeiro.

Nesta passada ponte da Imaculada-Constituiçom a Teresa e mais eu figemos umha agradabilíssima visita à portugalega regiom de Trás-Os-Montes.

Caminho de Chaves, na quinta-feira 6 de Dezembro (Dia da Constituiçom... do Partido Galeguista, em 1931) figemos escala em Amoeiro e Alhariz para tirar umhas fotografias aos dous únicos susoditos estabelecimentos comerciais que, segundo o guia QDQ, se encontram na província de Ourense: Construcciones Suso e Escaiolas Suso.

Publicamos hoje as fotografias que de Construcciones Suso figemos em Amoeiro na passada quinta-feira, 6 de Dezembro de 2007, por volta das 14h30 (GMT+1).

As duas primeiras foram feitas numha casa de pedra em construçom (casa que, segundo nos informaram, o meu tocaio está a construir para um filho). A terceira fotografia (Casa Suso) foi feita duas casas mais abaixo, no número 4 da Rua Sam Marcos, lugar onde segundo o QDQ Construcciones Suso tem o seu domicílio social.

Surpreendentemente para nós Sam Marcos parece ser nome de rua e nom de freguesia ou de lugar (ao menos no Nomenclátor de Galícia e no Topogal figura como tal).

Escrito às 13:39:10 na categoria SUSODITOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS
“Panadería Suso” (Friol)

05-12-2007

“Panadería Suso”, Estrada Friol-Lugo, S/N (Friol).

No sábado 21 do passado mês Julho, quando regressava a Compostela depois de passar uns dias em Igom (lugar da freguesia de Sam Martim da Ribeira, Concelho de Cervantes, Comarca dos Ancares de que a Teresa é natural), figem na cidade de Lugo um alto no caminho para tirar-lhe umhas fotografias a três susoditos estabelecimentos comerciais.

As fotos do Mesón-Cervecería Suso, de Suso Motor e de Suso Comercial publicaríamo-las aqui a primeiros de Outubro com motivo das festas do Sam Froilám.

Mas nom foram estes os únicos susoditos estabelecimentos comerciais fotografados por mim naquela produtiva jornada.

Naquele dia desviara-me do meu itinerário habitual e vinhera de Lugo a Compostela por Friol com o único objectivo de fotografar alí o susodito estabelecimento comercial cujas fotografias publicamos hoje: a Panadería Suso.

Escrito às 12:41:28 na categoria SUSODITOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS
"O Pasquim" Nº 5

27-11-2007

Capas do Nº 60 do 'Novas da Galiza' (esquerda) e do Nº 5 d'O Pasquim' (direita).

Mudanças Climáticas

Um mês mais, e já vam cinco, O Pasquim acode fiel à sua cita com as leitoras e os leitores do NOVAS DA GALIZA.

Se os números anteriores estiveram dedicados a “nós mesmos”, aos ‘fode-chinchos’, ao regresso às aulas e ao ‘plus’ dos altos cargos, O Pasquim Nº 5 está inteiramente dedicado a um assunto de candente (nunca melhor dito) actualidade: as mudanças climáticas.

Deste jeito tam pouco original começa o textinho que a última hora (na tarde da passada quinta-feira) e em baixa forma escrevim para editorializar o quinto número d'O Pasquim.

O resto das colaborações publicadas neste número (as de Gonzalo Vilas, Franjo Padín, Pestinho+1 e inclusive as minhas) estám, acho, a um nível bastante superior.

O Pasquim On Line

Desde o passado 31 de Outubro O Pasquim conta cum espaço próprio dentro do site do Novas da Galiza. Nele estám disponíveis, em formato pdf, os quatro primeiros números d'O Pasquim: números 1, 2, 3 e (desde hoje mesmo) também o número 4.

Muitíssimo obrigado ao amigo Carlos Barros!!! :)

Escrito às 19:14:00 na categoria COLABORAÇÕES HABITUAIS:, O Pasquim

<< Página anterior :: Próxima página >>


    [O Sítio de Suso Sanmartin]

    No Caminho Português a Santiago de Compostela existe um lugar chamado Angueira de Suso.

    Segundo o dicionário e-Estraviz da língua galego-portuguesa “angueira” é “o quefazer, cuidados e negócios que cada pessoa tem”. “Angueiras” som “trabalhos, cargas sofrimentos”. Por sua parte “suso”, do latim susu, quer dizer “acima, atrás”.

    Angueira de Suso é o sítio de Suso Sanmartin na rede. Aqui colocará o susodito as suas angueiras presentes, passadas e futuras.

    Obrigado pola visita.

    susosanmartin@gmail.com
    Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata

Busca

Ligações

Os meus visitantes dizem:

Apoio o Isaac Diaz Pardo :  suso
Semelha que os partidários do Isaac deram bastante canha na junta de accionistas da passada Quarta-feira que afinal, e contra todo prognóstico, conseguiram ganhar a batalha: http://www.arredemo.com/node/128
SE ISTO NOM SE AMANHA, CANHA, CANHA, CANHA!!!
ISAAC, AMIGO, O POVO ESTÁ CONTIGO!!! :-)
Gales-Cola Light :  suso
Eu nom digem o contrário, caro maquetista! E para que veja que os seus desejos som ordens pra mim, velaí a lata deitada: http://www.novasgz.com/pdf/opasquim3.pdf (tá na primeira página).
Gales-Cola Light :  Uz
Pois eu acho que ficou bem a versão 'deitada' da lata. Venha, venha, coloca aqui para que possamos comparar :D!
Apoio o Isaac Diaz Pardo :  Uz
... canha, canha, canha!
Se o Bart Simpson fosse à Galescola :  suso
Nom sabia, mas já me estranhava a mim que o seu primogénito estivesse escolarizado tam longe do domicílio familiar! Agora é que me explico tudo! ;-)

As minhas visitas no mundo

Locations of visitors to this page

Resumo deste blogue XML

Powered by

  • Blogues agal-gz
  • b2evolution